Stock insuficiente.
Minimum purchase quantity
The minimum purchase quantity is not reached

Funcionamento

Funcionamento

 Funcionamento duma caixa de música

 

O funcionamento duma caixa de música baseia-se no princípio seguinte : um cilindro com linguetas tornando sobre o seu eixo paralelo ao teclado feito de lamelas, que as levanta de modo a pô-las em vibração.
 


Os principais elementos que compõem uma caixa de música são os seguintes:

- A platina : é a base onde se
fixam todos os elementos musicais. Permite de fixar o movimento da música sobre o estojo da caixa de música.

 

- O pente ou teclado: este é composto de uma série de lamelas ou dentes de metal feitos numa peça única.


- O cilindro: é um rolo compacto (preenchido com borracha de laca) e equipado de linguetas. A borracha de laca permite reduzir ou limitar as vibrações assim como segurar as linguetas no cilindro.
 
- O barril: é o casco que envolve a mola de aço fechando-a desse modo.
 
- O regulador de velocidade: é um dispositivo dotado de asas que permitem ao mecanismo de controlar a energia e a velocidade do cilindro rotativo.
 
- A chave de remontagem: esta é, frequentemente estampada com o “ brasão “ do fabricante (ou logótipo), pregado ao barril, permite de tender a mola.
 
- A cruz de malte: dispositivo que permite de assegurar que o mecanismo não esteja esticado por de mais.


- Chumbo e abafadores: os pedaços de chumbo colocados por debaixo das lamelas permitem de ajustar o som. Quanto mais chumbo se coloca, mais o som da nota diminui. 

O ajustamento final do som é obtido, tirando ou colocando peso nas extremidades das lamelas. Algumas são limadas para obter o som exacto. Os abafadores são colocados sobre as lâminas, permitindo de reduzir os sons parasitas de cada lâmina.